Informações

Transformando as Cidades

Transformando Cidades: Implementando o PNATRANS

 

Prezado formando Gestor!

É assim que o chamaremos até que conclua este processo formativo e receba o certificado de aptidão para assumir as funções inerentes a um gestor que cuida do trânsito, do transporte, da segurança viária e da mobilidade urbana, tanto em órgãos públicos como em empresas privadas.

A partir de hoje e a cada 15 dias estarão disponíveis para você, nesta plataforma, as aulas do processo formativo denominado Transformando as Cidades: Segurança em Movimento, com 480 horas, na modalidade EaD assíncrona, conforme conversamos na nossa aula inaugural.

Ao concluí-lo, onde atuar como Gestor, você será um Transformador. Pensando nisso, a chancela da certificação evolui para a seguinte denominação: Selo Transformador Júnior (150 horas – Módulo 1), Avançado (270 horas – Módulos 1 e 2), Pleno (390 horas – Módulos 1,2 e 3) e Sênior (480 horas – Módulos 1, 2, 3 e 4 – curso completo).

Junto com as aulas, será disponibilizado também o material didático respectivo, no formato PDF. Estude-o e, com ele em mãos, assista as aulas tantas vezes quantas forem necessárias até que o assunto esteja totalmente aprendido.

Siga as orientações dadas durante as aulas. Acesse links e outros materiais que forem indicados. Realize as tarefas que forem propostas. A maioria será para a autoavaliação e servirá para verificação do seu desenvolvimento cognitivo nesse processo de formação.

Ao final de cada disciplina, você terá acesso a uma avaliação da aprendizagem com 10 questões de múltipla escolha. Quando apreender todo o conteúdo das aulas, faça a avaliação apresentada. A correção será automatizada e lhe será atribuída a nota. Você será considerado aprovado na disciplina se acertar, no mínimo, 70% das questões.

Lembre-se: você só conseguirá acessar a próxima disciplina após ser aprovado na anterior.

Então, siga as orientações da Coordenação fornecidas na aula inaugural e, concentre-se, mesmo estudando em casa e no melhor horário para você, mentalizando estar numa sala de aula. Dedique-se. Participe das aulas. A um clique seu as aulas serão novamente ministradas. Num curso presencial isso não é possível.

O Corpo Docente e a Coordenação do Curso estarão à sua disposição para dirimir dúvidas e orientá-lo da melhor maneira possível.

A Organização Curricular encontra-se disponível nesta plataforma. Ela contém as disciplinas com as respectivas cargas horárias e seu agrupamento em módulos, cada um dos quais, concluído, lhe concederá uma certificação.

Ressaltamos que a disciplina “Planejamento Integrado do Uso do Solo, Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana” passou para o módulo três – Parada Obrigatória de modo a equilibrar as cargas horárias dos módulos ofertados.

Seja bem-vindo! Sucesso e persistência neste percurso!

A Coordenação

  • Nelson Luiz Piôto D’ávila – Coordenação Geral
  • Leila Beatriz Silva Cruz – Coordenação Estratégica
  • Ana Lúcia Kaniski – Coordenação Pedagógica

Transformando as cidades: Segurança em Movimento.

É um processo formativo de capacitação em Gestão Pública do Trânsito e do Transporte, Segurança Viária e Mobilidade Urbana.

A carga horária total é de 480 horas, distribuídas em 14 disciplinas de conteúdo, num total de 420 horas, e um módulo de atividades práticas com 60 horas.

Conforme a Organização Curricular mostrada abaixo, as disciplinas são agrupadas em quatro módulos:

Ponto de Partida: Qualificação em Educação e Humanização no Trânsito - 150 horas: Psicologia e Comportamento Humano no Trânsito;  Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Sustentabilidade; Gestão Ambiental e Trânsito; Organização e Gestão de Segurança Viária; e, Aplicação da Educação de Trânsito e suas Metodologias.

Bússola do Conhecimento – Qualificação em Engenharia de Trânsito – 120 horas: Noções de Estatística para análise de dados do Trânsito;  Tecnologia para a Operação do Trânsito; Planejamento e Gerenciamento do Trânsito e do Transporte; e, Logística e Engenharia de Trânsito e.

Parada Obrigatória – Qualificação em Esforço Legal – 120 horas:  Fundamentos e Noções Gerais de Direito; Planejamento Integrado do Uso do Solo, Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana; Licitações e Contratações; e, Políticas Públicas para o Trânsito.

Rotas e Conquistas  - 90 horas
Elaboração e Gestão de Projetos - 30 horas
Estudo de Caso – 60 horas
Escolha uma opção, confirme descrito na organização curricular.

MODALIDADE DA OFERTA

Todos os módulos de conteúdo serão ministrados na modalidade EAD assíncrona. Assim, as aulas serão gravadas e disponibilizadas pela plataforma aos alunos matriculados e em dia com suas obrigações.

No módulo de Estudo de Caso, o aluno escolherá um dos temas abaixo e fará um projeto com a orientação de um professor do curso:
- Projeto de Melhoria da Malha Viária do Município;
- Integração do Município ao Sistema Nacional de Trânsito
- Projeto de Melhoria do Uso do Solo e Mobilidade Urbana
- Captação de Dados do Trânsito do Município e Tratamento Estatístico Adequado

AVALIAÇÃO

Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação objetiva com 10 questões de múltipla escolha, cujo percentual de aprovação será de 70% de aproveitamento.

O projeto elaborado no quarto módulo será avaliado por um professor orientador.

CERTIFICAÇÃO

A certificação será emitida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da seguinte forma:

Ao formando que concluir o 1º Módulo de 150 horas, com 70% de aproveitamento, será oferecido o selo: Transformador Junior.

Ao formando que concluir o 1º e o 2º Módulos de 370 horas, com 70% de aproveitamento, será oferecido o selo: Transformador Avançado.

Ao formando que concluir o 1º, 2º e 3º Módulos de 390 horas, com 70% de aproveitamento, será oferecido o selo: Transformador Pleno.

Ao formando que concluir os quatro grupos de 480 horas, com 70% de aproveitamento, será oferecido o selo: Transformador Sênior.

Organização Curricular

 

Conteúdos 

C. H 

Ponto de Partida: Qualificação em Educação e Humanização no trânsito 

150

Psicologia e Comportamento Humano no Trânsito - Rosely

30

Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Sustentabilidade - Nádia

30

Gestão Ambiental e Trânsito - Leila

30

Organização e Gestão de Segurança Viária - Arthur

30

Aplicação da Educação de Trânsito e suas Metodologias - Roberta

30

Bússola do Conhecimento – Qualificação em Engenharia de Trânsito 

120

Noções de Estatística para análise de dados do Trânsito - Leonardo

30

Tecnologia para a Operação do Trânsito – Roberto Rizik Miranda e Silva

30

Planejamento e Gerenciamento do Trânsito e do Transporte - George

30

Logística e Engenharia de Trânsito - Arthur

30

Parada Obrigatória – Qualificação em Gestão e Esforço Legal 

120

Fundamentos e Noções Gerais de Direito – Morgana

30

Planejamento Integrado do Uso do Solo, Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana - Juliana

30

Licitações e contratações – Thomas 

30

Políticas Públicas para o Trânsito – Paulo Roberto

30

Rotas e Conquistas – Projeto Final

90

Elaboração e Gestão de Projetos – Priscila 

30

Estudo de Caso (a partir de um dos temas propostos) - Priscila

60

Temas:

Projeto de Melhoria da Malha Viária do Município 

Integração do Município ao Sistema Nacional de Trânsito  

Projeto de Melhoria do Uso do Solo e Mobilidade Urbana 

Captação de dados do trânsito do município e tratamento estatístico adequado

TOTAL 

480